DICAS DE JOGRAL



                 Minhas dicas para você escrever um jogral abençoado

 1º dica: pesquisar tudo concernente ao tema em várias versões bíblicas anotar o que puder de informações e principalmente com muita oração pedindo sempre a direção do espírito santo. 


2° dica:  usar versículos bíblicos concernentes mas não deixar de usar palavras atuais .

 dica:  Não basta decorar um jogral o principal é deixar Deus te usar.

4° dica procurar usar irmãs, jovens, crianças e irmãos bem expressivos e aqueles que não o são não ter receio de falar exatamente como quer que ele se expresse, para Deus devemos apresentar sempre o nosso melhor.

5° dica: Sempre que puder usar  parte de um hino ou mesmo um cântico bem espiritual em meio ao jogral sendo assim sai daquela tensão que as vezes o grupo possa estar; e faz a igreja se alegrar no senhor...

6° dica:  Você pode usar parte do  teu testemunho em um jogral ou outro testemunho verídicoque aconteceu também prende a atenção da igreja.

7° dica: Você pode extrair alguma frase de um livro  e pedir sempre inspiração e Deus certamente vai te dar.

8° dica:  É que tudo se inicia pelo tema um tema bem escolhido mediante a oração faz tudo fluir melhor.

 9°dica: Um bom narrador é peça mais que importante em um jogral.

10°dica: Encenação  bem feita bem ensaiada com dedicação fica lindo! por exemplo se o jogral fala da passagem da mulher com um fluxo de sangue  deve ser encenada a igreja deve saber que se trata dessa passagem.

11°dica: Roupas  a apresentação de um jogral também conta muito; as roupas devem ser feitas para a ocasião lembrar sempre não fazer qualquer coisa de qualquer jeito faça bem feito!  isso não tem nada a ver com luxo tem a ver com o seu melhor para Deus. 

12°dica: Coreografia  para iniciar ou  finalizar você é quem vai escolher mas o hino para a coreografia deve ser concernente.

13°dica:  As vezes você devido ao nervoso pode até esquecer quem saiba alguma parte do jogral mas na unção de Deus você vai improvisar.

14°dica: Ter uma pessoa só para ensaiar o jogral.

15°dica: Essa pessoa deve ter alguns requisitos: muita paciência pois as vezes vão ter ensaios que vão todos os participantes mas haverão ensaios que vão faltar dois, três...

16°dica: Essa pessoa deve estar aberta a sugestões e críticas.

17°dica: Mas um dos pontos principais é que essa pessoa seja um verdadeiro líder não se deixar levar ter opinião e autoridade de Deus é muito importante.

18°dica: Oração é a chave o segredo para tudo! quer que jogral,peça, coreografia seja benção?  então começa pela oração.

19°dica:  União  como um bom líder não deixar jamais que haja falta de união Deus não opera e nem se agrada com a falta de união.

20°dica: Perdão  sempre ao final  do ensaio ou quando sentir de Deus não tenha vergonha de pedir perdão reconhecer os erros e incentivar o grupo á um concerto um com outro.

21°dica: Falamos de hino,cântico mas ter uma um bom fundo musical daqueles que só da gente ouvir a gente chora é muito importante.

22°dica: Cada frase deve ser bem ensaiada as vezes pode acontecer de uma frase não ser bem pronunciada o legal pode ser mudar a palavra com o mesmo sentido sendo assim, mais simples para a pessoa que está ensaiando falar melhor. 

23°dica: As vezes queremos só modernizar mas não deixe de usar aquelas irmãs senhorinhas daquelas que quando abre a boca é só glória! 

24°dica:  jamais  falar muito rápido um jogral, sempre lembrar que vão ter pessoas que vão ser tocadas por suas palavras. 

25°dica: Eu particularmente gosto que a igreja venha interagir no jogral por exemplo: Pedir para os irmãos darem as mãos, repetir uma frase é uma forma da igreja participar...

26°dica: Sempre pedir para aqueles que vão participar do jogral  que se apresentem voluntariamente se não, só aí escolher algumas pessoas com muito cuidado.

27°dica: Já tive algumas experiências ruins de convidar algumas pessoas a participarem e faltando uma semana para a apresentação desistirem por isso  deixe bem claro que se acaso essa pessoa desistir o trastorno que vai dar e que todo o grupo vai ser prejudicado 

28°dica: Evitar brincadeiras  para que o grupo não perca o foco que é o de apresentar o melhor e ainda mais, com unção.

29°dica: Marcar  ensaio  em dias que não tenham outros ensaios em sua igreja, surpresa é sempre uma bênção; evite aglomerações que na maioria das vezes só atrapalham.

30ºdica: Consagração marque um dia para que todo o grupo se reúna para uma consagração é essencial.

31ºdica: E como um bom líder você não deve só convocar, você deve ser o primeiro a fazer, se não, não adianta nada as coisas pra Deus devem ser levadas muito á sério.

32ºdica: Responsabilidade e compromisso são essênciais

33ºdica: Se o jogral for ser apresentado em outro local que não seja a igreja não esquecer de fazer um ensaio neste local para no dia não ficarem todos perdidos seria então o ensaio de reconhecimento.

34ºdica: Tempo para escrever um jogral você precisa de tempo, dedicar tempo e não querer escrever tudo de qualquer jeito deixa Deus agir...

35ºdica: Dedicação é necessário muita, mas muita dedicação pois através dessa dedicação ao que se propôs a fazer você vai contemplar o resultado final abençoado e gratificante e vir a falar valeu a pena...

36ºdica: jamais fazer nada para se aparecer ou por vanglória pois toda a honra e toda a glória é dada somente á Deus e ele não divide com ninguém.

37ºdica: não esqueça que tudo quanto escrever guarde,grave cuidadosamente afinal é um talento que Jesus te deu.